Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

100Nexus

TUDO É ILUSÃO, DESDE O QUE PENSAMOS QUE PODEMOS AO QUE JULGAMOS QUE TEMOS.

facebook

Vidas aparentes

por migalhas, em 22.10.07

Seguia na direcção que julgava a correcta, quando um alce prostrado bem no meio da via me fez repensar o assunto. Não sabia da existência deste género animal ali, bem no coração dos meus sonhos. Nunca me cruzara com um e esta primeira experiência deixava-se ansioso. Estaria ele ferido ou a ressacar de uma noite mal dormida? Os lagos haviam gelado totalmente e da estrada onde me encontrava agora, embasbacado e perto de gelar às mãos de um vento cínico e falho de complacência, observava o que pareciam ser pistas de patinagem, brancas, tão brancas como a neve que me acompanhava desde o início desta minha viagem. Flocos fofos soltavam-se do ar, para se irem sobre as frondosas copas dos cedros deitar. Nisto, o alce mexeu-se. Deu sinal de se estar a recompor daquilo que o afectara e ergueu-se. Lentamente, a início, e de um movimento ágil e repentino, de seguida. Sacudiu a massa branca que o cobrira até então e num toque de mágica, majestoso de novo, encontrava-se em pé, olhos nos olhos com os meus, como que a estudar-me, a tentar entender que faria eu ali, bem na sua frente.

Seguia na direcção que julgava a correcta, quando um homem, ali estático, bem na minha frente, me fez repensar o assunto. Não sabia da existência deste género animal ali, bem no coração dos meus sonhos. Nunca me cruzara com um e esta primeira experiência deixava-se ansioso.

Olhámo-nos por um período que pareceu para sempre. Nada sabíamos um do outro e nas nossas mentes estávamos apenas a tentar captar cada pensamento alheio. Sem sucesso. Foi quando o alce se prostrou por terra e eu recuei ao carro para regressar ao princípio do sono que surgira, também ele, inesperado, no meu caminho. Nem sabia que sonhara, o que sonhara ou porquê, mas sabia que os lagos haviam gelado e que o alce ali estava, prostrado, inanimado. Bem no meio da via, bem na minha frente, sem sinal  de vida aparente. Tal e qual eu me sentia, no instante em que desfaleci para a vida e senti o calor aconchegante da lareira acesa e do crepitar afável de um lume que derretia bondoso essas imagens esquecidas. Por fim, esquecidas.